10.12.09

No. 75 - GoStO de SeR pAlhAçA

Hoje, dia 10 de dezembro, dia do palhaço!
(para não ser tão óbvia sobre meu futuro, eu nasci dia 14... uns dias a mais pra disfarçar e meus pais nao perceberem que a filha ia virar palhaça.. eheh)

Entao, lógico, abri o blog e vou postar duas produções inspiradas na minha profissão:

"Feliz dia do palhaço!!!!!!!!!!!!!!!!

é um vício, um modo de vida, um respirar...

é aceitar... é perder... é dar...

não dá pra negar

jogo é jogo

regra é regra
e está ali para nada!

10 de dezembro de 2009, 00:24"

Trechos, recortes e retalhos costurados a partir da oficina "Levando o Riso à sério" da Cia dos palhaços, que eu e a mo fizemos semana passada:

"Se você está aberto, recebe presentes do kosmos"
"É interessante de ver, ela estava muito transparente"
"Não quis te seguir, pois você nao me olhou nos olhos."
"Estaremos preparados, até pq a platéia pode ser hostil."

"O nariz é a máscara menor do mundo e que deixa mais você a mostra."

E os retalhos formaram um tecido multicor, de subjetividades minhas e da Aspirina...:

"O palhaço realmente é corajoso, arriscado e perdedor.
No mundo dele tudo pode, e se ele acredita, os outros também vêem que pode.
O impacto, o estranho, puxam o olhar, abrem para ser visto.
O racional atrapalha.

O corpo vem do chão até o topo.
Somos mais que a cabeça, voz e idéia pronta.
Somos transparentes. Mas não deixamos ninguém ver. O palhaço deixa.
O outro me mostra onde estou e se quer vir comigo.
Tenho que aprender a pilotar.
As horas de vôo vão me ensinar a ler o painel da cabine,
seja ela a rua, a festa, o hospital, na chuva ou na fazenda.

Fazendo sinto.
Ouvindo reconheço.
Vendo sorrio.
E aprendo.


Todo mundo tem muito a dar para seu palhaço.
Tudo aquilo que desde criança lhe foi dito para esconder.


Yes, we can.
Há vergonha no ridículo.
Há dignidade no ridículo: ser digno de riso. (vide aurélio)
O palhaço é o humano sem dignidade.
E que descobre que tem a maior dignidade, de aceitar o que se é."

Gi e Aspirina...
01/12/2009

Um comentário:

Comentar é ótimo.. pois tudo é uma surreal construção coletiva...