27.11.10

No. 116 - Gosto da China, mas...

Lá vou eu, ando pela rua aqui na cidade, encontro as pessoas conhecidas, e vem a pergunta:
- e aí, como tá a família?
- Tá bem....
- E teus pais, acostumados com a nova cidade?
- Sim, tao curtindo a aposentadoria aqui, enquanto tô na correria...
- E teus irmãos?
- Tão bem...
- Na tua casa tb?
- Não... meu irmão tá no norte do Brasil, trabalhando...
- E tua irmã?
- TÁ NA CHINA!
- heheheeh... tá brincando, né?
- Não. Tá ela, meu cunhado, e meu afilhado!
- ...
- Sim... mas daqui a pouco a gente se vê, depois visito eles, uai, porque não passar um tempo na China né?
- E como é que tá teu sobrinho assim?
Aí que eu imagino, penso nele, e conto a situacao, que até agora fica na suspense.
- Ele tem um ano e uns 8 meses, lindo, o mais lindo de todos... E ainda não fala. Afinal, ele só precisa escolher em qual idioma começar... Imagine você, descobrindo novos signos que servem de instrumento para se comunicar, além do choro e do apontar, buscar, mostrar. E os signos não combinam entre aqueles seres gigantes a sua volta...
Sim, ele vai ter que optar entre o português de casa, o mandarin da rua, o inglês da escola e o espanhol que deve aparecer no meio...
- Simples, hein? Imagino ele chegando para conversar: Nihao, Yo want chocolate!

enquanto isso... fico na saudade, e acompanho no blog vivendo na china, que minha irmã com seu jeito ótimo, descreve seu dia a dia por lá...
e os chineses tiram foto do bebê mais lindo do mundo, e que, para eles, é surpresa, de olhos tão abertos!

Um comentário:

  1. Que legal! Foi surpresa encontrar um texto sobre a China, sobre nos. hehehe. Adorei e to com saudades!!!!!

    ResponderExcluir

Comentar é ótimo.. pois tudo é uma surreal construção coletiva...