3.2.09

No. 41 - Gosto de sentar na grama

Como é ruim se sentir mal, sem ser dor física.
A dor psíquica... por isso chamam sofrimento psíquico, porque ele está ali para fazer sofrer.
A angústia, a tristeza, a vergonha, o nojo... Esses sentimentos, são ruins.
É ruim.
E sabe que é indignante não ter solução fácil, externamente? É sim necessário ser forte inside.
Ter uma base, uma força interna que te segura.
Assim, quando encontram remédios que aliviem esses sentimentos, é porque sozinho, não está mais conseguindo.
Pode ser incomodativo ver essa indústria medicamentosa oferecendo "soluções" para problemas psíquicos. Entre aspas, porque não são soluções, são remédios.
É daquela frase de não sei o que é melhor remediar... Os remédios são aqueles que sempre tem algo.
Então enquanto se precisa do remédio, o problema ainda está ali, mas aliviar aquela dor de sentir mal é algo muito bom.
Só que uma tristeza tem em si motivos para inverter o sentido dos lábios.
A vergonha tem um objeto que lhe faz sentir ali. Etc e tal.

Será que aí entra a Psicologia? Afinal, o que eu poderei fazer para alguém que sofre? Será que com mais 3 anos de classes, livros e estágios, encontrarei essa ferramenta?
Quando, no ensino médio, pensava em qual faculdade escolher, eu dizia: "Não quero ser médica, para lidar com problemas, nem advogada que também é com problemas. Não é isso que quero ver no trabalho."
E aí escolhi Psicologia. Será que me equivoquei, e entrei no mundo dos problemas mais que Medicina e Direito, que são cheios de compêndios de "soluções"?
Acho que não. Eu não optei por psico para ver os problemas, afinal, eu não queria isso né?
Eu vejo nela as pessoas. As crianças. Essa praça, o barulho do balanço, a cadeira de armar do velho, as meias de futebol entre o poste e o arbusto que fazem a goleira. Vejo psicologia na minha escrita, nesse caderno de sentimentos, do lado do chinelo na grama que o cachorro preto do frisbie branco deve provavelmente ter usado outro dia.
O vento aumentou e as folhas secas de plátanos me acertaram. Em alguns minutos vou levantar e minha bunda vai estar marcada pelas raízes em que sentei de saia fina, que era da tia de um amigo. E outro amigo virá para passear e conversar, e mai tarde as amigas comigo estarão e vamos dividir a conta, no fim, rindo do que lembramos.
E tudo isso me fará bem.
E é nisso que pode estar a Psicologia, a relação, as relações, os outros que nem a mim se relacionam.
E se hoje posso ter tido problemas, que minhas lágrimas me fazem rever, também terei meus desproblemas, meus calores.
E se tivesse escolhido matemática, daria fácil a conta, e o resultado seria positivo.

p.s. falar em positivo... faltam 9 dias.

30/01/09 17:33. na grama dos plátanos
foto by Marcio Voss, em viagem

6 comentários:

  1. Tah em contagem regressiva eh 'danadinha'...
    Tb gosto de molhar a bunda na grama.
    xD
    =****

    ResponderExcluir
  2. Gi... ai ai ai... minha saudade antecipada não faz contagem regressiva.... mas sei que não sentimos saudade daquilo que nos fez mal, ao contrário, se sentimos saudade é porque algo ou alguém nos fez e nos faz muito bem....

    ResponderExcluir
  3. queria te escrever uma carta, depois pensei em te falar mas dai a coragem veio com esse post...nao sei se psicologia explica, ou a religiao ou a vida simplesmente mas acredito q cada pessoa tem um caminho pra trilhar e algumas missões a conquistar...com certeza vc teve uma cmgo...se me sinto alguém melhor hj é grande parte por sua amizade...obrigada
    te amo d+++
    continue a conquistar todos os caminhos...vc é uma pessoa maravilhosa e merece td isso
    bjos

    ResponderExcluir
  4. essa tal de psicologia realmente tem muitos enigmas e "problemas" que não sabemos como resolver... mas que graça teria se tudo fosse simples, fácil e solucionável? acho que o incrível da Psicologia é realmente isso, a incerteza, a dúvida, o não-definido, a DESconstrução do que queremos... ahh, este mundo psi é tão encantador que cada enigma é um desafio e podemos colocar um jeito só nosso de "resolver" o que nos aparece! não importa a maneira, o que importa é ajudar! se não conseguirmos solucionar o problema, e dai? o que interessa é que fizemos parte da vida daquela pessoa! pessoas! sentimentos! emoções! como isso é maravilhoso! ééé, acabei viajando um pouco junto com teu post...

    queria dizer-te que amo passar por aqui e ler tuas escritas! e compartilho deste gosto de sentar na grama!

    amo-te

    ResponderExcluir
  5. Entre os "dois" lados da psico prefiro o da promoção de saúde, da prevenção, da qualidade de vida do que o sofrimento. É claro que inevitavel trabalhar e sentir os dois...além dessa contagem, outras coisas me fazem querer um remédio mágico para as dores desses dias...algumas doses d gisele, de aspirina e cia ltda fazem parte do meu coquetel mágico, porém ainda faltam alguns ingredientes...ahh ´não posso não citar "sobra tanta falta". eu te DESamo amiga DESnecessária

    ResponderExcluir
  6. não sei se a psicologia é realmente uma escolha, pq eu, honestamente, não saberia DESescolhe-lá... Suas palavras me fizeram viajar de volta pra psico nesse bom momento de férias... Como seria bom ter um "remédio" que ajudasse as pessoas com suas dores, não que as chapassem para não senti-lás nem que as eliminassem, pois aí não haveria crescimento, talvez seja essa nossa função, servir como o remédio, mas já sabendo que o mérito não é todo nosso... e contar com a ajuda da Aspirina ( a doutora, não o comprimido)... ha ha ha


    bjos ;**

    ResponderExcluir

Comentar é ótimo.. pois tudo é uma surreal construção coletiva...