2.2.09

No. 40 - Não gosto de Hospital, Burocracia, Médico...

(vou escrever sobre tudo essas coisas que não gosto, que envolvem a idéia hospitalar. Antes que meus textos sejam outros, com ares de araucárias, falando das gentes que amo e já penso(am) assim... de leve a pesado... de cor e quadrados)
----
Que ambiente.
Como diz meu pai, as pessoas vão ao hospital porque sofrem. Ficam enquanto estão mal. O que inclui mau humor, pacientes impacientes, sujeiras e necessidades estranhas. E quem trabalha nesse ambiente multiplica as dores pela quantidade de leitos que cuida.
Como fazer para assim, ali, se sentir bem e leve?
Acho que todo hospital sabe disso e tem maternidade. Para se ter a companhia de sorrisos no elevador, segurando uma bolsa colorida cheia de fraldas.

Conheci, o ano passado, o local reservado para o óbito. Situado, nesse hospital na garagem. Umas paredes brancas erguidas no canto esquerdo, na entrada dos veículos.
Ali tem duas macas, caso mais do que um corpo necessite naquele dia. É um lugar frio e, na minha opinião, até desrespeitoso.

Sim, era quieto. Em meu momento de luto, agradeci estar no lugar quieto, só interrompida pelos motores a estacionar.
Mas, ao mesmo tempo, podia ser no mínimo, um pouco menos frio, menos geladeira de porta de ferro.
Não digo que devia ter santos e imagens, ou cruzes e cenas sacras (acho que uma cruz tinha), até porque, 7 dias depois, na missa de 7o dia (ainda não entendo o pq dela) também não senti confortável.
Não, na real senti confortável no lugar, eu gosto daquela capela. Ali muita coisa vivi, vi, e minha vó ali cantou. Naquele dia o local era bom, mas as palavras me desconfortaram.
Eu sei que ao ler isso, todos vão dizer: "claro, quem estaria confortável com a morte?"
Sim... mas deveríamos deixá-la mais real e natural, e não assim.

26 de janeiro 2009, de tarde - escrito no quarto 311, hospital Prontoclínica.
foto by Marcio Voss, em trabalho.

2 comentários:

  1. no mesmo local estão a chegada de uma nova vida e a ida de uma vida vivida. que lugar é mais conflitante e de sentimentos múltiplos do que este? é uma mistura vivida pelas vidas vivas, que podem ou não encontrar mais vida lá fora. como saber o que é melhor? só vivendo ...

    ResponderExcluir
  2. Leda Rúbia não gosta de hospitais, Leda Rúbia gosta de maternidade, de cheiro de bebê (será o cheiro deles o cheiro da vida, será esse o oposto do cheiro da morte?). A AA não gosta de hospitais, AA gosta do sorriso das pessoas nos hospitais. (Sim, imitei a Nati que imitou nossa amiga Amelie)

    ResponderExcluir

Comentar é ótimo.. pois tudo é uma surreal construção coletiva...